Máquina de Costura

O alfaiate francês Barthélemy Thimonnier (1793-1857) pensou na invenção da máquina de costura quando observava a forma de trabalhar das costureiras de Lyon, que empregavam uma técnica rapidíssima, o ponto de cadeia. A sua primeira Coseuse (cosedeira) foi fabricada em 1829 e adotava este método. O aparelho dava 200 pontos por minuto, enquanto manualmente se faziam 30. Esta inovação não foi muito bem aceite por alguns trabalhadores da época, que destruíram 80 máquinas e o obrigaram a abandonar Paris.

Porém não foi só  Thimonnier que quis mecanizar a costura, Thomas Saint foi o primeiro a conceber a costura feita à máquina em 1790, mas muitos tentaram aperfeiçoá-la e patentear a ideía ao longo dos anos:

  • Josef Madersperger fez a primeira máquina verdadeira para fazer costura, tanto conhecida como realmente usada.
  • A primeira máquina americana a ser efetivamente fabricada foi a do Rev. John Adams Dodge.
  • Barthelemy Thimmonier foi o primeiro a produzir máquinas de costura em quantidades comerciais e colocá-las em uso prático.
  • A Walter Hunt pertence a honra de ter sido o primeiro a combinar uma lançadeira e agulha com olho na ponta para fazer uma costura fechada prática.
  • John A. Bradshaw aperfeiçoou a primeira máquina de fabricação americana a ser vendida em quantidades comerciais.
  • Elias Howe Jr. foi o primeiro a patentear uma máquina tendo uma agulha com olho na ponta que transportava um fio contínuo e fazia costura fechada.
  • John Bachelder desenvolveu e patenteou a primeira máquina de alimentação contínua.
  • Lerow e Blodgett inventaram a primeira lançadeira de movimento contínuo girando num plano horizontal.
  • Allen B. Wilson contribuiu com o gancho rotativo e a alimentação de quatro movimentos em 1851.
  • William O. Grover concebeu o dispositivo de ponto corrente de dois fios também em 1851.

Isaac Merrit Singer tomou alguns dos princípios inventados por outros, combinou-os no mais prático arranjo, acrescentou características importantes de seu próprio projeto e deu ao mundo a primeira máquina de costura verdadeiramente prática.

No século passado, cerca de 46.000 patentes de máquinas de costura de várias espécies foram emitidas. Hoje, The Singer Company, a maior empresa na indústria de máquinas de costura, produz cerca de 250 modelos diferentes em todo o mundo.

A eletricidade e rolamentos aperfeiçoados aumentaram a velocidade na costura. Uma máquina de costura de uso doméstico pode fazer até 1.500 pontos por minuto. Já algumas de uso industrial chegam a fazer 7.000 pontos por minuto.

 

Agora deixei a linha e agulha de lado, sente-se a frente de sua máquina e faça uma roupinha cheia de histórias para contar!

____________________________________

reprodução: O cabide

Anúncios