Como usar: Batom Vermelho

“Acho lindo nos outros, mas não combina comigo.” Essa é a frase que a maioria das meninas dizem quando o assunto é batom vermelho.  Mas assim como tudo, usa-lo é só questão de costume. Na primeira vez você vai ficar um pouco desconfortável, achando que esta todo mundo olhando para você, mas depois vai se acostumando e irá perceber que o batom vermelho não é o bixo de 7 cabeças que você imaginava. Muitas nunca experimentaram por medo de parecer ousada demais, o vermelho em si é uma cor que chama atenção e é bastante sexy. Qualquer uma pode sim usar essa cor, independente da cor de pele. O segredo é ter bom senso e saber combinar o tom do vermelho ao seu tom.

Pele Clara –  as que possuem uma pele clarinha, podem ousar mais, devem apostar em cores vibrantes como vermelho-cereja, vermelho-tomate e fúcsia. Evite os alaranjados, que apagam o visual. Os tons mais escuros deixam o ar pesado demais para quem tem a pele tão clara. A dica vale também para quem tem cabelo mais escuro, mas ainda assim pele e olhos claros.

Ouse ! – Só use o tom tomate se quiser aparecer bastante. Para arriscar ainda mais, tente vermelhos bem fechados, como o amora. Eles dão um ar meio vampiresco, mas dependendo do look podem ser a escolha ideal.

 

Pele Morena – as morenas devem tomar mais cuidado. O melhor é optar por tons de vermelho mais escuros e fechados, próximos ao framboesa. Um vermelho mais puxado para o vinho é uma boa opção para quem tem, por exemplo, pele e cabelo como os da Juliana Paes, porém, não é preciso cortar da lista os vermelhos mais abertos, como tomate. Mas as morenas também ficam lindas com vermelhos vivos, como o sangue.

Ouse ! – Tons ameixa-escuro, bordô ou amora com um toque de gloss no centro dos lábios ainda mais marcante. E os vermelho-telha são para quem não quer correr nenhum risco de passar despercebida.

 

Pele Negra–  As mulheres com a pele negra ficam elegantes com tons de vermelho bem escuro. Aposte em tons metalizados e de fundo acobreado, que valorizam ainda mais a pele escura. As mulheres de pele negra mais clara, como Beyoncé, podem apostar em vermelho vivo. Porém, as negras com pele mais escura devem evitá-lo e apostar em tons de vinho e bordô, que ficam bastante elegantes em quem tem pele negra. Alaranjados não são uma boa opção.

Ouse ! – Para ousar um pouco, use um vermelho vivo com textura seca. Para ousar muito, aposte nos vermelhos rosados.

Lábios grossos: quem tem os lábios grossos deve optar por um tom de vermelho mais escuro, pois ajuda a diminuir o volume. O contorno deve ser do mesmo tom do batom, e prefira sempre os tons mais foscos. Evite usar gloss, porque ele aumenta o tamanho dos lábios, e os batons cintilantes também.

Lábios finos: alguns truquezinhos simples podem ajudar quem quer ter um efeito volumoso nos lábios. Você pode combinar o vermelho com um tom mais nude no meio dos lábios, ou obter este mesmo efeito passando gloss só na parte de baixo. Aí você faz uma ‘boquinha de peixe’ para que, aos poucos, ele se espalhe.

Acertar o tom ideal não é o único cuidado que se deve tomar, o batom vermelho pede mais cuidado do que os outros, por isso evite usa-lo com os lábios rachados e ressecados, pois o vermelho tende a evidenciar essas imperfeições. O ideal seria fazer uma esfoliação antes de aplicar o batom. Após a esfoliação, contorne os lábios com um lápis EXATAMENTE da mesma cor que o tom de vermelho escolhido, não esqueça de esfumaçar o contorno para dentro dos lábios com um cotonete, assim na hora de aplicar com o pincel não terá muita diferença entre o traço e o preenchimento.  Mais lembre, nunca esfregue seus lábios uns nos outros quando passar o batom, além de borrar isso demarca todos os traços que tem no seu lábio.

Dica:  Uma dica para o batom durar mais e não soltar é passar pó compacto, como eu já ensinei aqui uma vez.

Mitos sobre o batom vermelho: 

  • Você pode e deve usar com delineador. É um clássico e você vai virar diva absoluta.
  • olho esfumado pode sim, mas tenha consciência de que o visual fica mais dramático (é um pouco oitenta e bem impactante).
  • para ficar bem moderna, opte por um olho bem limpo, com leve iluminação e rímel. É fresh e muito atual.
  • Você pode sim usa -lo de dia, mas saiba combinar com a roupa de forma que o batom seja o centro do look.

blush é necessário para dar um toque de saúde ao resultado e quebrar a pose do batom vermelho, mas, por outro lado, não deve ser de cor gritante. Prefira um pêssego suave, um acastanhado, um bege discretamente rosado ou caramelado, e dê pinceladas leves para destacar com sutileza as maçãs do rosto.

 

A marca Colcci que apresentou a sua coleção no SPWF neste domingo (22), apostou no bocão vermelho como tendência para o inverno. O batom usado foi o Ruby Woo da MAC que é o único batom da marca com um tom aberto com um acabamento especial, ainda mais opaco.

Anúncios