Barba e Bigode

Não sei vocês, mas eu sou completamente apaixonada por barba e bigode. Não sei bem de onde surgiu esse meu fetiche, só sei que me apaixono por cada barbado estiloso que encontro. Encorajo todos os meus amigos a deixarem de lado a cara “bundinha de neném” e aderirem ao movimento dos barbudos, e sempre ameaço chorar se um deles me aparecer com um rosto liso. Os motivos para tantos deles apelarem para a gilete são até aceitáveis, irrita, inflama, dá trabalho… e foi pensando nessas reclamações que resolvi que faria um post especialmente para eles. (Cabô as desculpas Biel, Mac e Thor) Vamos ao que interessa! BARBAS!

Estilo de barba para o seu tipo de rosto.                                                              Não te-las por não saber o tipo certo é até uma desculpa aceitável, até porque cada tipo de rosto pede um tipo de barba diferente. Porém, não é por isso que você vai desistir, né? Vamos lá, pega um espelho, examine sua estrutura facial e descubra qual estilo combina mais com você:

  • Rosto redondo

O ideal é a barba modelada, estilo cachimbo. É importante dar destaque para a lateral da bochecha. Desta forma, o rosto fica mais alongado. Se o homem de rosto redondo quer usar cavanhaque, opte por um modelo mais grosso.

  • Rosto quadrado

A barba tradicional, bem limpa e desenhada, cortada na máquina 1 ou 2, é a melhor opção. Também recomenda-se desenhos arredondados para suavizar as linhas marcantes. Mas se o homem quer enquadrar o rosto, pode optar por um modelo com pelos mais longos.

  • Rosto triangular

A melhor opção é o modelo reto e com perfil até o bigode.

  • Queixo grande

Fica interessante cavanhaque asa delta ou morcego. Os modelos escondem a “papa” e deixam um ar galanteador.

  • Rosto oval

Para esse tipo de rosto o ideal é uma barba não tão desenhada. Fica bom raspar mais na parte de baixo e deixar a parte de cima não tão modelada. Assim, não junta o queixo com o peito.

  • Rostos finos

A barba suja fica legal nesses casos. Dá um ar de cafajeste, meio relaxado. O modelo dá um pouco mais de volume ao rosto e não fica exagerado.

  • Homens mais gordinhos

O modelo ideal é o tradicional, com desenho triangular ou cachimbo, para afinar. É aconselhável não usar cortes tão compridos.

  • Carecas

Os carecas devem usar barba. A barba servirá como um acessório ao rosto e vai dar um desenho a essa região.

  • Homens mais velhos

Eles podem usar o modelo que acham melhor, tudo depende do formato do rosto. Homens com pelos brancos precisam tomar cuidado para não deixarem amarelar, principalmente os fumantes.

Vamos aos cuidados!

 

  • Sempre que for lavar o cabelo… lave a barba com shampoo e depois use um condicionador nela. Só não esqueça de enxaguar por completo, sem deixar resíduo algum. Pra sua informação: há inclusive shampoos específicos para barba que você pode até lavar o cabelo com. Eles são para aqueles que não gostam muito do “gosto” de shampoo para cabelos ao redor da boca. Ou então use um mais neutro e suave para tal. Se for de sabonete mesmo, pelo menos use um sem sal na fórmula.
  • Para fazer em casa tenha um bom espelho, do tipo amigo. E use-o.
  • Sempre apare a barba com tesoura específica (melhor para as muito cheias e fofas) ou um trimmer para barba (mais adequado para as mais espessas). Se não sabe aparar, apare com um profissional ou vá a um para aprender com ele como fazer. De uma maneira geral, apare de um lado primeiro e depois do outro. Tem gente que prefere começar pelo queixo e ir até às orelhas, outros o contrário. Tem gente ainda que começa pela outline da barba e finaliza com a parte interna. Escolha o seu. Mas nunca apare com ela molhada, pois os pelos ficam maiores molhados e pode dar diferença quando secar.
  • E para secá-la, nada de esfregões. Dê tapinhas com a toalha nela delicadamente.
  • Penteie a barba com um pente para tal finalidade na direção de crescimento dos pelos para tirar embaraços e sujeirinhas. Depois escove com uma escova se quiser.
  • Um gel modelador pode ser usado para deixá-la arrumadinha e no lugar.
  • Se tiver áreas para raspar, para manter o formato da barba em dia, faça de acordo com o barbear perfeito.

E barba falhada tem lá o seu charme, falando em charme …

Bigode

Ou você tem estilo para usar ou você não tem. As chances de sair por ai parecendo o tiozinho lá da padaria são grandes.

Ai, ai .. eu vou ficando por aqui e vocês, já sabem!

Anúncios