O que usar: Entrevista de Emprego

Hoje o post é especialmente dedicado a eles. Separei algumas dicas para ajuda-los na hora de se vestir para uma entrevista de emprego. Causar uma boa impressão é tão importante quanto à formação acadêmica e um bom currículo. É muito importante também conhecer a filosofia e a história da empresa, assim fica mais fácil saber o que vestir de acordo com a vaga que você esta tentando. Cada empresa tem um nível diferente de formalidade, as regras de uma agência de publicidade dificilmente serão as mesmas de uma agência de banco. Mas independente do estilo de emprego, separei algumas dicas que podem ser muito útil na hora.

Administrativo/Advocacia

Tanto os bancos quanto as agências de advocacia e empresas ligadas a economia são adeptos de um visual mais formal. Conhecidos como os engravatados, empresas desse porte não dão muita abertura para inovar na hora de se vestir. Aposte em um terno de bom acabamento e bom corte, ele deve ser sempre mais escuro, a camisa mais clara e a gravata discreta (podendo ser lisa ou com listras) Marinho, preto e cinza grafite são os mais indicados.

As ombreiras do paletó devem ser discretas e a manga deve estar bem encaixada nos ombros, sem sobras para os lados. O ideal são dois ou três botões e, enquanto estiver de pé, o último botão deve estar sempre desabotoado. O bom colarinho é rígido, sem botões e formando um V bem aberto no local do nó da gravata. Prefira as gravatas de largura média e aposte num nó duplo. As meias devem combinar com os sapatos ou com a calça. Sapatos pretos devem ser usados com meia preta e são indicados para ternos marinho, grafite e preto. Já sapatos marrons, que podem também funcionar com terno marinho e grafite, devem ser usados com meia marrom ou meias na cor da calça. Cinto e sapatos devem ser sempre do mesmo tom.

Engenharia/Arquitetura

Um pouco mais informais, esse grupo permite um pouco mais de variação no vestuário. Isso não quer dizer que você pode ir de qualquer jeito. Um bom jeans azul escuro, uma camisa social usada para dentro, cinto e sapatos preto formam o visual ideal para concorrer ao cargo e impressionar o boss.

Escritório de Design/Jornalismo

Um pouco mais informal que o grupo acima, jornalistas e designes adotam um estilo mais prático. Apesar da informalidade, chinelos e bermudas não são bem vistos em uma entrevista. Pode ser que depois de empregado o uso de bermudas e sandálias seja liberado, mas para a primeira impressão aposte em Jeans, tênis descolados, camisetas pólo ou camisetas discretas e jaquetas.

Publicidade/Marketing

Agora sim você pode deixar o seu estilo próprio predominar. Só cuidado para não exagerar, lembre-se que você quer passar uma boa impressão e a primeira é sempre a que fica. Vá de calça jeans para mostrar seriedade, mas brinque nos complemento (como o tênis, por exemplo) para mostrar criatividade.


Independente do tipo de empresa evite o uso de boné. Atenção redobrada a higiene! Barba por fazer e unhas sujas detonam qualquer visual.

Anúncios